Para você que está chegando agora no mundo dos Shadowhunters (Caçadores de Sombras), a equipe do Lightwoods Brasil trouxe um pequeno resumo, falando um pouco sobre alguns pontos da série para ajudar você a se localizar, perder qualquer tipo de preconceito (caso tenha algum) e ir em frente com a leitura.
- É importante lembrar que os livros da Cassie Clare estão ganhando popularidade no Brasil agora, especialmente com a proximidade do filme, então você não deve se sentir poser e muito menos envergonhado por ter tomado notícia da existência do livro ao se deparar com o trailer do filme em algum lugar. A maioria das pessoas só está conhecendo o fandom justamente por isso, então não se sinta excluído.
- A série Os Instrumentos Mortais pode parecer algo clichê (especialmente se você perguntar a alguém e ouvir a explicação: uma garota que se apaixona por um cara lindo, mas rola muita dificuldade até ficarem juntos). Por favor, esqueça todos os clichês. Lembre-se que o livro não se trata apenas de casais e ao redor de todo problema sentimental, existe algo mais importante acontecendo: uma guerra. Então, se pretende ler, mas tem certo medo em cair de cara em algo que já foi proposto inúmeras vezes por outros livros, aqui fica a nossa dica: LEIA O LIVRO! Não se resume só a romance e prometemos para você que não ficará entediado.
- Se você já é do tipo que curte livros de fantasia, mais um motivo para ler os livros. A série da Cassandra traz um universo repleto de anjos, demônios, feiticeiros, vampiros, fadas e caçadores. Todas essas criaturas convivendo pacificamente – ou quase – com mundanos, que não têm ideia de que existe um mundo escondido dentro daquele que acham ser o único.
- Shadowhunters x Mundanos. Bom, para que entenda direitinho, Shadowhunters (Caçadores de Sombras) são caçadores de demônios. Metade anjos e metade humanos, os Shadowhunters têm a função de livrar o mundo dos Mundanos (pessoas normais, sem poderes, que não têm noção que existe um mundo escondido dentro do deles) de demônios. Os Shadowhunters são os heróis e os Mundanos são as pessoas que são salvas todos os dias e não têm ideia disso.
- Shadowhunters x Downworlders. Já que você já descobriu a função de um Shadowhunter, chegou a hora de apresentar os Downworlders (Seres do Submundo). Eles nada mais são que os Vampiros, as Fadas, os Feiticeiros e os Lobisomens; criaturas que ficam escondidas nas sombras e que vivem sob as leis da Clave, ou seja, nada de perturbar a ordem ou serão punidos. Simples assim!
- Clave. A ordem que manda na coisa toda. Eles ditam as regras e os outros executam. É assim, bem simples, rápido, prático e indolor.
- Outra vantagem dos livros é que você nunca faz ideia do que pode vir por aí. Geralmente, você lê, lê, lê, imagina algum final bem intrigante e aí, na última página do livro, faz uma cara de chocado e percebe que sim, a Cassandra conseguiu te surpreender ainda mais. Pois é, meu amigo, a Cassie tem esse poder sobre nós. Ela é uma das autoras que adoram trollar seus leitores e faz isso de um jeito que nos dá ainda mais vontade de ler o bendito.
- Casais, casais, casais e diversão. Apesar de termos dado a dica para não se ligar só no romance, é inevitável dizer que você se deparará com vários casais durante o livro. E todos eles, devemos alertar, são recheados de momentos engraçados. Você não vai cair no tédio ao ler, prometemos a você.
- Era Valentine (Valentim) x Era Sebastian/Jonathan. Não iremos entrar em detalhes sobre as duas Eras para não encher você de spoilers, mas é importante que saiba que a história da Cassandra é dividida em dois períodos. Do primeiro ao terceiro livro, vemos o vilão Valentine roubar a cena e expor ideias que, obviamente, os mocinhos são contra. A partir do quarto livro, vemos Sebastian/Jonathan mostrar a que veio e que vai erguer o inferno se for preciso. Há aqueles que preferem a era Valentine e outros que preferem a era Sebastian. Nós preferimos as duas. E vocês que já leram, preferem qual?
- Sangue, luta, morte e tortura. Tudo isso junto e misturado para fazer você, meu amigo, ficar com a cara colada no livro, mal piscando, engolindo todas as páginas. Cassie não estava para brincadeira quando decidiu nos presentear com a série. Ela queria nos entreter, nos fazer chorar e nos deixar chocados. Um aviso: você vai chorar e se revoltar em vários momentos, confie em nós.
É claro que existe muito mais de onde veio esse resumo e nosso objetivo aqui é fazer você sentir vontade de abrir o livro e começar a se aventurar com a leitura. Valerá a pena se você der uma chance, confie em nós.
Esperamos ter colaborado e, qualquer coisa, comenta e a gente tenta ajudar 😀